Fotografia Institucional: Estratégia de Marketing Empresarial
A Fotografia Institucional precisa ser vista como parte de uma estratégia de marketing de uma empresa.
Fotografia Institucional são registros fotográficos que demonstram para clientes, parceiros, consumidores e o público interno as atividades corporativas e suas principais características.
Fotografias Institucionais capturam as diversas manifestações da marca, inclusive os elementos que caracterizam o espaço de trabalho da instituição.
Presente nos sites das empresas, intranets, portfólios e nas redes sociais, as Fotografias Institucionais colaboram para a comunicação integrada de uma empresa.
Técnicas de Exposição em Fotografia Institucional
No quesito técnicas de exposição de Fotografia Institucional, existem muitas que podem ser utilizadas, respeitando-se o perfil de cada empresa.Nas fotos corporativas, a fluidez proporciona uma certa confiança na empresa que se deseja divulgar.
Pode parecer um detalhe insignificante, mas, para alguém que não conhece o trabalho de uma organização, vê-la em ação pode acender uma faísca de interesse.
Relevância da Fotografia Institucional
Além de atrair mais público, a Fotografia Institucional espontânea também serve para explicar uma certa atividade que é executada dentro da empresa. Todas as Fotografias Institucionais querem passar uma mensagem, seja ela mais implícita, seja explícita, basta sabermos interpretar os sinais. Por exemplo, em imagens que mostram o exterior da empresa, o mais provável é que se queira definir a dimensão da competitividade no mundo corporativo.
Já no interior, mostra-se o ambiente colaborativo. O mesmo acontece quando analisamos a postura corporal das pessoas. Pessoas sorridentes transparecem realização profissional; pessoas sérias dão a impressão de estarem muito focadas. Quando o colaborador olha para a câmera, significa que ele é exemplar; quando não, transparece espírito de equipe. A Fotografia Institucional, quando parte de uma comunicação interna eficiente e uma abordagem humanista, serve como elemento motivacional aos colaboradores.
Por que sua empresa deve se preocupar com Fotografia Institucional?
Todas as esferas de comunicação de uma empresa, desde o seu site até cartazes espalhados pelos escritórios e fábricas, podem ser formas de motivar seus funcionários. Quando se olha para este tipo de Foto Institucional, ela não pode vender a ideia de que foi tudo muito ensaiado. Há quem diga que parecem meras imagens de um banco de imagens qualquer que pode-se obter na Internet. Fica uma visão muito falsa e irreal de como funciona o ambiente.
Que tipo de proposta a empresa passa com essas fotos a não ser de que o seu negócio não é pessoal e acolhedor. Por isso, a comunicação institucional deve ser integrada. Precisa apontar para os mesmos valores, interesses. Não pode ser uma salada com vários vetores, cada qual indicando um lado. Para que a comunicação institucional de uma empresa seja eficaz e bem direcionada ao público estratégico em questão, é preciso que esteja pautada nos principais atributos de uma mensagem publicitária.
A capacidade de despertar o interesse (seja pelo grafismo ou pelo conteúdo da mensagem), facilitar a memorização de um conceito-chave, suscitar o desejo do cliente em conhecer mais sua empresa ou produto e, por fim, gerar uma ação. Para tanto, é preciso que na campanha de comunicação institucional esteja previsto o trabalho fotográfico, pois, sem a presença de um profissional de qualidade, corre-se o risco de trocar o certo pelo duvidoso. Utilizando imagens repetidas de banco (sejam pagos ou gratuitos), que muitas vezes não refletem a realidade da empresa e pouco têm a ver com seu ramo de atuação e negócio.
ATENÇÃO: Não esqueça de observar a legislação quanto ao uso de imagens de pessoas.
Para lhe ajudar recomendamos a leitura da Constituição Federal de 1988, que garante a proteção do direito de imagem em seu artigo 5°, nos incisos V; X; XXVIII.
A Importância de um Profissional em Fotografia Institucional
O importante, na hora da contratação do fotógrafo, é fechar um pacote de atividades, pois, além da produção de imagens, o fotógrafo também poderá auxiliar na definição da estratégia.
Fotografia Institucional que Faz a Diferença
A cada dia o mundo empresarial avança com novas descobertas e incrementos que fazem com que cada empresa se aproximem ainda mais umas das outras. As Fotos Institucionais, da maioria das empresas, são quase idênticas em suas formas, com pessoas felizes, rindo e motivadas. Nesse mundo de muita tecnologia e avanço digital, a fotografia parece ter evoluído a tal ponto, que todos se acham fotógrafos profissionais. A corporação que queira se diferenciar, diante do mercado competitivo e profissional, precisa ter uma imagem clara, ser direta e, sobretudo, eficiente.
Em grande parte e a cada dia mais, as empresas usam fotos de bancos de imagens em apresentações, treinamentos, slides, endomarketing. Mas por que não ter imagens próprias de sua empresa para usar em seus trabalhos internos e externos? Visto que as Fotografias Institucionais devem capturar as diversas manifestações da marca, por que não se utilizar de imagens verdadeiras da empresa? Qual o sentido de se querer mostrar as características de uma empresa com imagens de outra ou que nem existem?
Como já tratado, as fotos Institucionais vendem o espírito da empresa, seus valores, suas práticas, seu espaço, sua atmosfera. Uma verdade fundamental deve ser aqui respeitada: "Trabalho pela metade, resultado pela metade". É necessário humanizar as fotos Institucionais, compreendendo o seu contexto, o seu propósito. Também é importante, ao fotografar os colaboradores, observar sua postura corporal. É comum que eles se sintam travados e o resultado final acaba não sendo tão bom.
Para haver sucesso nesta empreitada, não deixe de separar no orçamento de sua empresa, recursos para a contratação de um profissional competente para estas fotos.
O que a VFMKT pode fazer por sua empresa em Fotografia Institucional?
A VFMKT é especialista na produção de Fotos e Vídeos Institucionais e no âmbito do Marketing Digital, criando materiais para diversas finalidades corporativas, desde divulgação à imprensa até campanhas de incentivo, endomarketing e mais. Nosso foco em comunicação integrada, aliado às plataformas e ferramentas mais atuais, nos permite atender a variados segmentos.
Se sua empresa busca desenvolver estratégias de comunicação interna ou externa ou precisa de Fotos e Vídeos Institucionais de qualidade, a VFMKT é sua parceira ideal. Conheça nossos Planos Exclusivos para descobrir como podemos impulsionar sua comunicação corporativa.
Fotografia Institucional: Estratégia de Marketing Empresarial
A Fotografia Institucional precisa ser vista como parte de uma estratégia de marketing de uma empresa.
Fotografia Institucional são registros fotográficos que demonstram para clientes, parceiros, consumidores e o público interno as atividades corporativas e suas principais características.
Fotografias Institucionais capturam as diversas manifestações da marca, inclusive os elementos que caracterizam o espaço de trabalho da instituição.
Presente nos sites das empresas, intranets, portfólios e nas redes sociais, as Fotografias Institucionais colaboram para a comunicação integrada de uma empresa.
Técnicas de Exposição em Fotografia Institucional
No quesito técnicas de exposição de Fotografia Institucional, existem muitas que podem ser utilizadas, respeitando-se o perfil de cada empresa.Nas fotos corporativas, a fluidez proporciona uma certa confiança na empresa que se deseja divulgar.
Pode parecer um detalhe insignificante, mas, para alguém que não conhece o trabalho de uma organização, vê-la em ação pode acender uma faísca de interesse.
Relevância da Fotografia Institucional
Além de atrair mais público, a Fotografia Institucional espontânea também serve para explicar uma certa atividade que é executada dentro da empresa. Todas as Fotografias Institucionais querem passar uma mensagem, seja ela mais implícita, seja explícita, basta sabermos interpretar os sinais. Por exemplo, em imagens que mostram o exterior da empresa, o mais provável é que se queira definir a dimensão da competitividade no mundo corporativo.
Já no interior, mostra-se o ambiente colaborativo. O mesmo acontece quando analisamos a postura corporal das pessoas. Pessoas sorridentes transparecem realização profissional; pessoas sérias dão a impressão de estarem muito focadas. Quando o colaborador olha para a câmera, significa que ele é exemplar; quando não, transparece espírito de equipe. A Fotografia Institucional, quando parte de uma comunicação interna eficiente e uma abordagem humanista, serve como elemento motivacional aos colaboradores.
Por que sua empresa deve se preocupar com Fotografia Institucional?
Todas as esferas de comunicação de uma empresa, desde o seu site até cartazes espalhados pelos escritórios e fábricas, podem ser formas de motivar seus funcionários. Quando se olha para este tipo de Foto Institucional, ela não pode vender a ideia de que foi tudo muito ensaiado. Há quem diga que parecem meras imagens de um banco de imagens qualquer que pode-se obter na Internet. Fica uma visão muito falsa e irreal de como funciona o ambiente.
Que tipo de proposta a empresa passa com essas fotos a não ser de que o seu negócio não é pessoal e acolhedor. Por isso, a comunicação institucional deve ser integrada. Precisa apontar para os mesmos valores, interesses. Não pode ser uma salada com vários vetores, cada qual indicando um lado. Para que a comunicação institucional de uma empresa seja eficaz e bem direcionada ao público estratégico em questão, é preciso que esteja pautada nos principais atributos de uma mensagem publicitária.
A capacidade de despertar o interesse (seja pelo grafismo ou pelo conteúdo da mensagem), facilitar a memorização de um conceito-chave, suscitar o desejo do cliente em conhecer mais sua empresa ou produto e, por fim, gerar uma ação. Para tanto, é preciso que na campanha de comunicação institucional esteja previsto o trabalho fotográfico, pois, sem a presença de um profissional de qualidade, corre-se o risco de trocar o certo pelo duvidoso. Utilizando imagens repetidas de banco (sejam pagos ou gratuitos), que muitas vezes não refletem a realidade da empresa e pouco têm a ver com seu ramo de atuação e negócio.
ATENÇÃO: Não esqueça de observar a legislação quanto ao uso de imagens de pessoas.
Para lhe ajudar recomendamos a leitura da Constituição Federal de 1988, que garante a proteção do direito de imagem em seu artigo 5°, nos incisos V; X; XXVIII.
A Importância de um Profissional em Fotografia Institucional
O importante, na hora da contratação do fotógrafo, é fechar um pacote de atividades, pois, além da produção de imagens, o fotógrafo também poderá auxiliar na definição da estratégia.
Fotografia Institucional que Faz a Diferença
A cada dia o mundo empresarial avança com novas descobertas e incrementos que fazem com que cada empresa se aproximem ainda mais umas das outras. As Fotos Institucionais, da maioria das empresas, são quase idênticas em suas formas, com pessoas felizes, rindo e motivadas. Nesse mundo de muita tecnologia e avanço digital, a fotografia parece ter evoluído a tal ponto, que todos se acham fotógrafos profissionais. A corporação que queira se diferenciar, diante do mercado competitivo e profissional, precisa ter uma imagem clara, ser direta e, sobretudo, eficiente.
Em grande parte e a cada dia mais, as empresas usam fotos de bancos de imagens em apresentações, treinamentos, slides, endomarketing. Mas por que não ter imagens próprias de sua empresa para usar em seus trabalhos internos e externos? Visto que as Fotografias Institucionais devem capturar as diversas manifestações da marca, por que não se utilizar de imagens verdadeiras da empresa? Qual o sentido de se querer mostrar as características de uma empresa com imagens de outra ou que nem existem?
Como já tratado, as fotos Institucionais vendem o espírito da empresa, seus valores, suas práticas, seu espaço, sua atmosfera. Uma verdade fundamental deve ser aqui respeitada: "Trabalho pela metade, resultado pela metade". É necessário humanizar as fotos Institucionais, compreendendo o seu contexto, o seu propósito. Também é importante, ao fotografar os colaboradores, observar sua postura corporal. É comum que eles se sintam travados e o resultado final acaba não sendo tão bom.
Para haver sucesso nesta empreitada, não deixe de separar no orçamento de sua empresa, recursos para a contratação de um profissional competente para estas fotos.
O que a VFMKT pode fazer por sua empresa em Fotografia Institucional?
A VFMKT é especialista na produção de Fotos e Vídeos Institucionais e no âmbito do Marketing Digital, criando materiais para diversas finalidades corporativas, desde divulgação à imprensa até campanhas de incentivo, endomarketing e mais. Nosso foco em comunicação integrada, aliado às plataformas e ferramentas mais atuais, nos permite atender a variados segmentos.
Se sua empresa busca desenvolver estratégias de comunicação interna ou externa ou precisa de Fotos e Vídeos Institucionais de qualidade, a VFMKT é sua parceira ideal. Conheça nossos Planos Exclusivos para descobrir como podemos impulsionar sua comunicação corporativa.