O que é Identidade Visual de uma empresa?

Identidade Visual: O Poder da Representação Visual

A Identidade Visual é o conjunto de elementos formais que representam visualmente, de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.

O Designer Gilberto Strunck define que a identidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço é formada pelo conjunto de elementos que "devem informar, substancialmente, à primeira vista", para uma comunicação satisfatória.

Geralmente, esse conjunto de elementos é reunido na criação de uma logomarca, que nada mais é do que um símbolo visual formado através de cores, tipografias, grafismos, personagens e outros elementos que precisam ser identificados pelos consumidores através de imagens, slogans ou taglines.

A Importância da Identidade Visual

A Identidade Visual representa os conceitos e ideias da empresa visualmente. Lidar com comunicação visual deve ser uma preocupação séria e contínua, pois exerce um impacto repentino ao trabalhar diretamente com o ponto de vista do ser humano.

Entendido esses conceitos e posteriormente implantados na sua empresa, você terá mais argumentos para o seu negócio e para alcançar seus clientes.

Mas não se engane imaginando que isso é tudo que precisa saber sobre Identidade Visual. A amplitude deste assunto é muito extensa. Para aprofundamento, recomendamos a leitura da excelente tese de mestrado de Sandra Ribeiro Cameira.

Por que Sua Empresa Deve se Preocupar com a Identidade Visual?

A resposta a essa pergunta parece ser óbvia. Mas não é. Podemos listar alguns bons motivos para se preocupar com a questão da Identidade Visual na sua empresa, a saber:

  1. Sua empresa, seus produtos e serviços precisam ser lembrados, respeitados e admirados. A Identidade Visual, quando marcante, ajuda a percorrer metade do caminho neste sentido.
  2. Uma Identidade Visual forte gera negócios, que gera receitas, que gera lucros.
  3. Muito de seus valores e propósitos podem ser expressos de forma silenciosa, porém direta, por meio de sua Identidade Visual.
  4. Não adianta anunciar imperdíveis vantagens ou oportunidades se essa mensagem é transmitida com uma arte previsível, confusa, desinteressante.
  5. Sua marca deve fazer a diferença no mundo, encorajando as pessoas a se envolverem com questões sociais e ambientais. E a sua Identidade Visual pode ser parte disso.

Conclusão: A Importância da Identidade Visual

Uma empresa vai passando por diversas transformações com o tempo. Sua Identidade Visual pode não mais representar com fidelidade o status atual da marca. Modificações na Identidade Visual de uma marca normalmente acontecem de forma gradativa, mas sempre haverá a necessidade de recriar ou atualizar sua imagem, mantendo-a alinhada com o mercado e capaz de transparecer a essência da empresa.

Como se viu aqui, um dos aspectos fundamentais para o sucesso da sua comunicação é a convergência. Todos os elementos de comunicação organizacional devem estar alinhados ao padrão da Identidade Visual definido. Layouts únicos, pensados e criados especialmente para cada empresa, fazem toda a diferença. A tentação de usar coisas prontas encontradas na internet é grande, mas ao fazer isso, sua marca fica sem personalidade correndo o risco de veicular peças idênticas às da concorrência.

Resumo da ópera: para ter sucesso na elaboração, criação e implantação de uma Identidade Visual é preciso muita pesquisa, análise e inteligência. Como já tratamos no nosso post sobre logomarca, não existe espaço para amadorismo e improvisos. Identidade Visual é para profissionais.

O que a VFMKT pode fazer pela Identidade Visual da sua empresa:

Para maximizar os resultados da sua Identidade Visual, sua empresa precisa explorar todo o potencial gráfico em seus materiais. Para tanto, você precisa contar com uma boa equipe formada por designers experientes. Eles vão saber como planejar e executar peças adequadas para cada situação. A VFMKT está preparada para ajudar sua empresa a desenvolver, criar ou ajustar sua Identidade Visual.

Rolar para cima