O Conceito de Branding
Podemos definir Branding como todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores.
A gestão de marcas, ou Branding, é um processo que envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.
Marca: Mais do que um Nome
Simplificando: uma marca é como uma pessoa que tem personalidade. Uma pessoa tem seus valores e vai se relacionar com outras pessoas. Para que estes relacionamentos gerem empatia e valor, tudo deve ser pensado e planejado.
Leve em conta os diversos fatores que podem facilitar ou dificultar as relações.
A gestão de marcas é um conjunto de ações cujo resultado só é percebido algum tempo depois de sua implantação e administração. Afinal, uma marca forte e consolidada, normalmente, não é construída da noite para o dia. Exige muito trabalho e perseverança.
Para entender o motivo pelos quais as pessoas se identificam com determinadas marcas, recomendo o livro "Comece com o porquê: como os grandes líderes inspiram a todos a agir" de Simon Sinnek.
Nele, Sinek argumenta que a inspiração é a mais poderosa e sustentável forma de influenciar o comportamento humano.
Quando o consumidor se identifica com os motivos, ele cria uma conexão com a marca e começa a criar relacionamentos com ela.
A marca também é aquilo que envolve a percepção das pessoas sobre ela, como disse o publicitário Walter Landor: "Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente".
Importância do Branding para sua Empresa
Por que sua empresa deve se preocupar com Branding?
Como vimos até aqui, a gestão de marcas deve trazer vantagens competitivas para sua empresa. Isso não acontece por acaso e sem esforço.
A gestão de marca não deve ficar apenas no campo das ideias e vontades. Ela deve ser uma preocupação diária dos administradores.
Toda a sua empresa precisa se sentir representada pela marca de sua organização. Isso criará engajamento interno e ajudará no desenvolvimento de ações futuras de marketing.
Não é nada saudável deixar esse trabalho negligenciado. A gestão de marcas precisa caminhar lado a lado com as estratégias organizacionais.
Ao atuar a favor da sua gestão de marca, você estará garantindo que ela continue expressando as ideias adequadas e sendo verdadeira à sua proposta principal.
Claro que apenas criar uma marca não resolve o problema. É preciso cuidar com carinho dela. Monitorar o que estão falando dela.
Na amplitude da Internet este tema é mais essencial (e desafiador). Os clientes estão, na sua maioria, migrando para este ambiente cibernético.
Se sua marca/empresa não está presente na internet, elas não existem para o mundo. Isso deve ser mudado já! É preciso se preocupar com novas estratégias de marketing digital se você quer ganhar confiança do seu público-alvo e aumentar o número de conversão de vendas.
Conclusão: A Essência do Branding
Acreditamos que você já entendeu que a sua marca não é o seu site, sua logo, seu comercial ou mascote. Eles, na verdade, compõem sua marca.
Pense em fatores que remetem a seus valores, que fazem as pessoas identificarem sua marca através de outras coisas.
Identifique elementos que envolvem a percepção do público sobre a sua empresa. Trabalhe em cima disso para firmá-la no mercado.
Também é importante deixar claro quais são os valores da sua marca, para construir uma imagem autêntica dela. Pense nas mudanças que ela pode causar na vida das pessoas e em como pode ser relevante no dia a dia delas.
Seu produto ou serviço precisa ser apresentado ao consumidor de maneira diferente ao da concorrência, bem como estar presente nos locais certos ao alcance das pessoas certas.
Deixe claro quais são os motivos da sua marca existir. Responda a si mesmo o porquê sua empresa irá atender as expectativas do público.
Novamente reforço: Isso não é coisa para amadores! Pouco adianta aquele sobrinho que sabe usar Photoshop ou Corel fazer uma arte legal. Gestão de Marcas é coisa para gente grande.
Aposte em bons profissionais de marketing, tanto offline como digital, como os da VFMKT.
Crie uma equipe engajada para alavancar ou restaurar a sua marca. Você precisará de pessoas que se envolvam com sua empresa, acreditem no trabalho que fazem e se sintam capazes de consolidar a sua marca no mercado.
VFMKT: Especialistas em Branding
O que a VFMKT pode fazer por sua empresa:
Para maximizar os resultados de sua organização, sua empresa precisa explorar todo o potencial de sua história, de sua marca.
Na VFMKT você vai contar com profissionais especializados, com ampla experiência em Gestão de Marcas, especialmente na área de Marketing Digital.
Os profissionais da VFMKT, vão pesquisar a história de sua empresa. Descobrindo os pontos fortes que podem ser usados para alcançar seus clientes.
Vão elaborar um plano estratégico para revisar ou potencializar sua marca junto ao público-alvo e posteriormente implantar este plano.
A VFMKT fará monitoramento constante de todos os movimentos do público em relação a sua marca.
Em outras palavras, vão tirar toda sua preocupação com este assunto, deixando-o livre para pensar em seu negócio.
Entre em contato e vamos resolver seus desafios em Gestão de Marcas.
Sucesso a todos.